Projeto: MYTYHYWY – PINTURA CORPORAL RIKBAKTSA - Segmento: Artes Visuais, Edital de Seleção: Nº 03/2022/SECEL/MT – Viver Cultura, Termo de Fomento: Nº 032022-06245, Processo: Nº SECEL-PRO-2022/06245, Proponente: Associação Instituto Saberes, Co-proponente: Vanilda dos Reis
O projeto MYTYHYWY: Pintura Corporal Rikbaktsa consistiu na realização de uma oficina temática de 40 horas (5h por dia) com o objetivo de transmitir e atualizar o conhecimento tradicional das pinturas corporais entre o ancião e os jovens da etnia Rikbaktsa.
A oficina foi realizada na Aldeia Pé de Mutum, em Juara/MT, composta por aproximadamente 30 famílias. A escolha da aldeia se deu pela presença do ancião Paulo Tsikdi Rikbakta, conhecedor profundo da tradição dos traços e regras que organizam a vida do povo Rikbaktsa.
Nas comunidades indígenas, a pintura corporal possui múltiplas dimensões: estética, organizacional, utilitária, profilática e protetiva. Os grafismos refletem a força da terra, da água, dos seres vivos e da própria conexão entre humanos e natureza — sem hierarquia, mas em complementaridade.
Entre os Rikbaktsa, a pintura corporal tem três finalidades principais:
Identificação dos clãs, facilitando a organização das festas e rituais tradicionais.
Proteção do corpo diante de tempos difíceis, como as guerras do passado ou manifestações contemporâneas.
Afastar o espírito do mal (Sparitsa), quando sua presença se faz percebida nas proximidades das aldeias.
Ano de Realização: 2023
Prestação de contas PROTOCOLADA em 20/08/2024 15:43:09
https:https://www.sigadoc.mt.gov.br/sigaex/public/app/processoautenticar?n=NLvjcARCvS