PROJETO ARTE QUE TECE E FORTALECE - PARA NÃO DEIXAR DE SER RIKBAKTSA, Segmento: CULTURAS INDÍGENAS, Edital de Seleção no 03/2022/SECEL/MT – Viver Cultura, Termo de Fomento Número: 032022-06696, Processo no SECEL-PRO-2022/06696, proponente: Associação Instituto Saberes e co-proponente: JAIME ZEHAMY RIKBAKTA.
O projeto ARTE QUE TECE E FORTALECE - PARA NÃO DEIXAR DE SER RIKBAKTSA consistiu na realização de 03 oficinas para incentivar a fabricação do capacete de guerra “Myhara”, uma tipo de cocar Rikbaktsa, considerado único no Brasil. A ação visou fortalecer a tradição, que no passado fazia parte da indumentária bélica desse povo e que hoje virou símbolo de luta e ícone da arte plumária brasileira, se igualando a peças como o manto Tupinambá, extinto por falta de incentivo para permanência da tradição.
O projeto envolveu as famílias indígenas em atividades que fortalecem a identidade, dando continuidade à tradição da arte plumária e aos demais saberes que integram o processo de fabricação. Promoveu a união entre anciãos e jovens, de modo que a cultura seja revitalizada e este costume milenar seja passado adiante. Incentivou o comércio, a troca de serviços, de matéria prima e peças.
Prestação de contas PROTOCOLADA em 02/07/2024 09:04:27
Link: https://www.sigadoc.mt.gov.br/sigaex/public/app/processoautenticar?n=RYEJUVG6E4