PROJETO: RIBEIRINHAS QUE FAZEM ARTE Segmento: CULTURAS RIBEIRINHAS, Edital de Seleção no 03/2022/SECEL/MT – Viver Cultura, Termo de Fomento Número: 032022-06695, Processo no SECEL-PRO-2022/06695, proponente: Associação Instituto Saberes e co-proponente: LAYANA EDUARDA REIS VIANA.
O projeto “RIBEIRINHAS QUE FAZEM ARTE” consistiu na realização de 10 (dez) oficinas de pintura em tecido para mulheres da comunidade ribeirinha de Fontanillas entre os dias 22 de janeiro e 03 de fevereiro de 2024. O projeto incentivou a produção de peças para que possam ser comercializadas na comunidade e nas redes sociais; praticou a arteterapia para cultivar o bem estar, permitindo que essas mulheres conhecessem o melhor a si, obtendo autoestima e tranquilidade; diminuindo a instabilidade econômica entre as mulheres ribeirinhas e indígenas e promovendo uma nova fonte de renda.
O projeto foi realizado na comunidade ribeirinha de Fontanillas que se originou de uma baía que era ponto de embarque e desembarque de batelões durante a década de 1940. A população é heterogênea, multicultural, composta por indígenas que viviam na região, por descendentes de seringueiros e, mais recente, por pessoas que procuram o local para trabalho ou veraneio. Sua economia é baseada na pesca, coleta de castanha do Brasil, pequenos comércios, turismo e carvoaria. Pela falta de incentivo, a comunidade permanece ainda com status de colonização e neste contexto, a classe mais prejudicada são as mulheres, que
geralmente não têm fonte de renda, vivendo em prol dos serviços domésticos ou obrigadas a realizar tarefas braçais, sem condições mínimas de trabalho, por salários irrisórios.
Prestação de contas PROTOCOLADA em 06/06/2024 09:22:32
Link: https://www.sigadoc.mt.gov.br/sigaex/public/app/processoautenticar?n=EsNKNSG5op