HIP HOP NA COMUNIDADE (2023-2024)
2023-2024
Juina/MT

Projeto: HIP HOP NA COMUNIDADE Segmento: "CULTURA HIP HOP E PRÁTICAS URBANAS”, Edital de Seleção nº 03/2022/SECEL/MT– Viver Cultura, Termo de Fomento Número: 032022-05869, Processo nº SECEL-PRO-2022/05869, proponente: Associação Instituto Saberes e co-proponente: LOIS LENE BENTO DE SOUSA.

O projeto HIP-HOP NA COMUNIDADE consistiu na realização de 02 duas oficinas semanais, com três horas de duração cada, ao longo de 03 meses, totalizando 69 horas de atividade que visou oportunizar, a adolescentes e jovens de Juína, que se encontram em situação de risco e/ou vulnerabilidade social a participarem de oficinas de danças urbanas, promovendo vivências corporais e de expressão dos sentimentos e das emoções, bem como a comunicação interpessoal, a superação e a criatividade. As oficinas de danças urbanas foram disponibilizadas a 30 adolescentes e jovens, por profissionais preparados, nas dependências da Escola Estadual Antônia Maria Moura, localizada no bairro módulo 6 em Juína, promovendo a interação harmoniosa consigo mesmo e com o outro, a partir de vivências coletivas e criativas, contribuindo para a
superação das condições pessoais limitantes e para o enfrentamento dos desafios quanto aos aspectos motores, sociais, afetivos e cognitivos  No projeto HIP HOP NA COMUNIDADE os participantes foram estimulados a participarem de competições de dança breaking. A competição no Breaking estimula a autoestima para enfrentar os desafios da vida, assim como, e estimula um comportamento de não violência. Na atividade, desenvolveu-se técnicas avançadas, a qual chamamos de Método Dinâmico para melhorar a dança breaking. Algumas dessas técnicas são: Postura, trabalho em grupo, desenvoltura, criatividade,
técnica de batalhas, entendimento de equipe de breaking e da cultura Hip Hop, treinamento dos fundamentos dessa dança e etc. Os fundamentos do breaking são determinados movimentos chamados de: Top rocks, Footworks, drops e freezers. Nesse método, tratamos de criatividades, batalhas, conversas e vídeo onde em cada encontro criamos uma coreografia de grupo e a resistência física. E em cada encontro deixamos um dos alunos puxar a aula com alongamentos e aquecimentos. Houve trabalho de equilíbrio e exercícios lúdicos.

Quanto ao conhecimento, o projeto desenvolveu rodas de conversas com a participação de palestrantes importantes para a cultura hip hop, assim como fizemos a apresentação de vídeos para dar suporte às discussões geradas a partir do próprio vídeo e da fala do palestrante. Dessa forma, objetivou-se alimentar uma conscientização da realidade em que vivem. Uma vez por mês, tivemos palestras em que foram desenvolvidos debates a respeito de assuntos definidos previamente. Os temas giraram em torno da história da cultura hip hop e suas ideologias, política, cidadania, conceito de cultura, e a motivar o comportamento de não-violência dentre outros assuntos.

 

Prestação de contas PROTOCOLADA em 26/01/2024 17:41:20
Link: https://www.sigadoc.mt.gov.br/sigaex/public/app/processoautenticar?n=oWhzaveNyS